Zumbi São humanos infectados pelo T-Vírus; e aqui são os homens que trabalhavam na mansão Spencer. Eles possuem apenas capacidades motoras básicas, como andar, agarrar e abrir portas, e são sedentos por carne humana. Procure desviar dos Zumbis ou matá-los com sua Handgun (explodir suas cabeças com a Shotgun mirando para cima também é uma boa saída).
Crimson HeadOs Crimson Heads (V-Acts) são derivados de zumbis mortos a muito tempo. Torna-se mais feroz e selvagem, com sentidos mais aguçados. É capaz de correr tão rápido quanto você. Você pode evitar que zumbis se tornem Crimson Heads queimando seus corpos depois de mortos com o Cantil, ou explodindo suas cabeças. Use a Shotgun para matá-los..
CerberusCachorros que costumam aparecer em grupo, seus ataques não causam muito dano. Fuja deles quando possível ou mate-os com sua Handgun quando sozinhos. Em grupo, utilize a Shotgun.
CorvosOs corvos nativos das montanhas foram infectados pelo vírus de alguma forma. Sendo naturalmente animais carnívoros e agora zumbificados, fazem de tudo para conseguir carne. São considerados uma ameaça mínima. Tente passar calmamente por eles e procure não desperdiçar munição caso eles ataquem.
[coler=blue]Adder / Cobras[/color]Essas pequenas cobras costumam ficar escondidas em árvores ou plantas esperando a melhor oportunidade para atacar. Há grandes chances de ser mordido e envenenado. Em caso de envenenamento, procure uma Blue Herb o mais rápido possível. Não gaste sua munição com elas.
Wasps / Vespas São insetos que sofreram mutação graças ao T-Vírus. Aparecem apenas uma vez no jogo e causam muito pouco dano. Você pode matá-las com a Handgun, mas a forma apropriada é destruí-las usando o Inseticide em sua colméia.
Monster Plant Planta modificada pela ação do T-Virus, impede que os personagens tenham acesso a uma chava essencial para a continuidade do jogo. É impossível matá-las com armas, e ela causa um dano ínfimo. Utilize o “Chemical” na água e ative o mecanismo para acabar com ela.
Web Spinner Aranhas comuns que sofreram mutação devido ao vírus. Podem andar pelas paredes e pelo teto e lançam veneno a uma longa distância. Mate-as com a Shotgun ou Grenade Launcher. Tome cuidado, pois depois de mortas os seus corpos continuam a jogar veneno. Portanto, passe longe de suas carcaças.
Forest SpeyerO especialista em armas do Bravo Team acordará como um zumbi caso você vá até o fundo da sacada leste da mansão. Ele é veloz como um Chrimson Head, mas basta alguns tiros para matá-lo. Após terminar o game pela primeira vez, na segunda partida, Forest o perseguirá com várias granadas presas em seu corpo, que detonarão todo o local caso sejam ativadas. Sendo assim, fuja para evitar ser agarrado e nunca atire nele.
HunterClássicas criaturas da série, os Hunters são o resultado da manipulação dos genes de anfíbios e humanos com o auxílio do T-Virus. Eles conseguem saltar a grandes distâncias e podem causam grandes danos com apenas um golpe, ou até mesmo arrancar cabeças. Use suas armas com maior potência de fogo, como Grenade Launcher e Magnum.
ChimerasCriaturas que se encontram apenas no laboratório da mansão. Eles são o resultado da experiência do T-Virus entre mosquitos e humanos. São ágeis e podem surpreender agarrando-o pelo teto ou surgindo das tubulações do laboratório. Procure usar a Shotgun, Grenade Launcher ou a Magnum. Apesar disso, é muito fácil desviar dele, pois os ataques pelo chão são lentos.
YawnEsta cobra gigante aparecerá duas vezes: na primeira, apenas fuja dela e se mantenha longe. Caso esteja jogando com Jill e tenha salvado Richard, espere ele ser morto pela cobra para pegar a sua Assault Shotgun. Pegue o Serum na sala indicada em caso de envenenamento. Na segunda, use suas armas com maior potência de fogo e ataque-a sempre à distância. Uma boa saída, caso esteja sem munição, é dar facadas no fim de sua cauda.
Neptune Um dos maiores tubarões mutantes criados no Aqua Ring no subterrâneo da mansão. Fuja deles enquanto nadam. Quando esvaziar o tanque, não desperdice munição, já que deixam de apresentar riscos. Para matar o Neptune, basta empurrar a caixa na água e ligar o gerador de força para eletrocutá-lo.
Plant 42Trata-se de uma planta que foi contaminada no dia do vazamento do T-Virus na mansão. Ganhou esse nome em função do local onde se estabeleceu ser chamado de Ponto 42. Ela começou a crescer exageradamente usando o sistema de dutos de calefação da casa dos guardas, encontrando, assim o Aqua Ring e se alimentando de seres vivos sempre que possível. Você pode enfraquecê-la usando o V-Jolt em sua raiz. Para matá-la, use a Shotgun, Magnum ou Grenade Launcher equipada com granadas incendiárias.
Black Tiger A “Viúva Negra”, apesar de ser maior que as outras aranhas do jogo, não é tão mais forte. Com a Jill, enfrente-a com a Grenade Launcher, Shotgun ou Magnum. Com o Chris, use a Flamethrower. Fique longe de sua carcaça após matá-la para não ser envenenado. Você precisará cortar as teias de aranha para sair dessa sala.
Lisa TrevorLisa é filha do arquiteto da mansão, George Trevor, e foi capturada quando criança para ser cobaia junto com sua mãe (Jessica Trevor). Foi usada como cobaia em experimentos por décadas. Lisa ainda vaga pela mansão à procura de sua mãe. Possui estranhas habilidades, como a de se regenerar, portanto nunca gaste munição com ela, apenas fuja.
Tyrant Uma em cada 10 milhões de pessoas virará um Tyrant ao invés de um zumbi comum após a infecção do T-Virus, devido à rara compatibilidade do DNA. Possui muita força física e pouca inteligência. Seus ataques são muito perigosos, portanto, use as suas armas mais potentes contra esse inimigo. No último confronto, mate-o com a Rocket Launcher jogada por Brad.